"Sim, me leva pra sempre, Beatriz Me ensina a não andar com os pés no chão Para sempre é sempre por um triz. Aí, diz quantos desastres tem na minha mão. Diz se é perigoso a gente ser feliz.

13
Mar 09

Hoje a minha filhota exclamou ao acordar...

" mama, hoje tenho consulta na psicóloga e vou dizer-lhe que sempre que o pai Giuseppe (porque para ela tambem existe o pai Lima que é o meu marido) me telefona é para falar mal de ti...no outro dia disse que tu eras burra todos os dias ."

Minha pequena sereia , não consegue abstrair-se das barbaridades que ouve e nestes dias de consultas , com a psicóloga, a grande amiga dela, desabafa e eu espero que isso a ajude a ultrapassar os traumas que os adultos lhe provocam na sua desenfreada procura por vingança...

Ontem, ao chegar a casa contou o pai pediu á auxiliar para que a lembrança para o dia do pai, que todas as crianças fazem na escola, não fosse entregue á filha para ela levar para casa , mas que ficasse na escola ao que a auxiliar concordou. No ano passado a minha filha saiu da escola a chorar porque não a deixaram trazer para casa a lembrança do dia do pai...eu pedi á funcionária para a darem á menina e ela pura e simplesmente disse que não o iria fazer, pois o professor tinha dado ordens nesse sentido.

Ora, a pequenita chorava " todos os meninos levam e eu não " e a escola, sem qualquer explicação á menina ou a mim , decide por indicação do pai e até os €0.25 para pagar a prenda a escola pediu á mãe porque o pai esquece que para andar na escola é preciso pagar...é claro que a escola está lá para o atender e satisfazer os seus pedídos , mas ele esquece que quem paga é a mãe!

Ora, no dia do pai , é normal as crianças darem prendas aos pais , mas ...ser pai não é apenas passar uma horas de prazer e depois , esquecer responsabilidades como é o caso deste pai...

Pediu á filha para escrever uma carta e, ela , pequenina veio pedir á mãe..." eu não sei o que hei-de escrever ".

 

Pois, palavras leva-as o vento e ser pai não é só falar uma ou duas vezes pelo telefone diáriamente , destabilizando e criando problemas a uma inocente .

Não tem memórias agradáveis com o pai...não tem um dia em que sentisse a presença e apoio dele...por isso que lembranças e sentimentos poderá expressar a minha filha?

Talvez assim...

 

Olá pai,

Pediste para te escrever uma carta...e eu não sei bem como começar...

Poderia começar por dizer que gosto de ti , que sinto a falta do teu apoio e carinho,

da confiança e apoio que me inspiras quando estás por perto...mas sabes, pai...

não sei bem o que sinto...

Desde bébe que aprendi a ver um lugar vazio na cama da mãe , na mesa , no sofá  enfim ,em casa, todos os dias e todas as noites ...lugar esse que eu ocupava...

Desde muito pequena que aprendi a chorar para chamar a atenção ...a da mãe tive-a sempre, mas com muita pena minha ...tu nunca me ouviste, por muito alto que chorasse.

Que pena durante anos, não teres partilhado comigo as brincadeiras...

Diz-me pai, não gostas de brincar ou eram as minhas bricadeiras que não te agradavam?

Podias sempre mudar o jogo ...eu não me importaria de mudar , apenas para ficares comigo e não virares costas com um ruidoso bater de porta .

Sabes, eu era muito doente quando pequena, e não me lembro de me acompanhares ao médico..

Quando fazia uma ferida e me magoava nas brincadeiras...tu nunca estavas lá , não estavas no meu primeiro aniversário, no meu primeiro Natal, no meu primeiro passo , quando caiu o meu primeiro dente

Não sabes qual a primeira palavra que eu disse pois não ? Poderia ter sido pai ...se me ajudasses, mas não estavas lá.

As fraldas, não querias mudar ou não sabias, não me zango por isso...mas podias sempre estar presente na hora do banho, da refeição....mas ,  o teu lugar estava sempre vazio.

E pai, quando te pedia para me ajudares...a reposta mais fácil nem sempre é a melhor " a tua mãe que te ajude. "

 

Era a tua ajuda que eu queria...eras tu que eu queria ao meu lado, mas tu preferias a diversão , a noite...

Não te condeno pai, deve ser bem mais divertida uma noite de Karaoke, uma ida  a Espanha, ou uma noite na discoteca do que aturar uma bébe rabugenta e chorona...sempre a exigir atenção.

Pai, eu sei que tu não queria que eu nascesse, mas eu estou cá , sou tua filha e isso nunca poderás mudar.

Queres que te escreva ...como se escreve a um pai que se ama? Queres  a prenda que eu fiz para o dia do pai ? Sim , eu faço, eu escrevo o que o professor quizer que eu escreva, mas lembra-te...

No dia do pai a melhor prenda que um pai pode receber é ouvir da boca da sua filha a palavra AMO-TE PAI, OBRIGADO POR ESTARES PRESENTE . Isso pai ,a ti não posso dizer..

Nunca estiveste aqui...quando de ti precisei e por isso no dia do pai não te darei o beijo de bons dias e aquele olhar especial, aquela palavra e gesto afectuoso, não será para ti porque mais uma vez ...não estás presente.

Tenho pena por ti pai, perdeste o melhor da minha vida e da tua também e nunca mais o poderemos recuperar.

Um bom dia do pai para ti.

 

publicado por marisol2007 às 09:38

comentários:
Espero que o pai leia esta carta...
Beijinhos.
aspalavrasnuncatedirei a 4 de Março de 2010 às 21:04

Também espero e sinceramente espero que entenda que a minha unica intemção é que ele seja um pouco mais coerente e compreensivo.
Sem rancores e sem guerras talvez a filha seja e o faça a ele mais feliz.
Bjs
marisol2007 a 5 de Março de 2010 às 14:20

Sei que já passaram alguns anos desde que colocou este post , mas só agora me cruzei com ele. Espero que a sua pequenita consiga ultrapassar os problemas que a ausência do pai trazem.
Tenho 29 anos, os meus pais sempre foram casados, mas ainda assim o meu pai sempre foi ausente, mesmo morando connosco. Nunca brincou comigo, nunca me deu um abraço... nunca se preocupou comigo, verdade seja dita. Ainda hoje é assim: a minha mãe que se preocupe. E coitada, os problemas que ela enfrenta....

Chorei muito ao ler a carta, pois sinto o mesmo em relação ao meu pai. Infelizmente nunca tive o apoio profissional que a sua filha tem, e ainda bem que ela o tem. Ainda hoje sofro muito por causa das cicatrizes profundas que o meu pai deixou em mim. Não consigo ter um relacionamento normal com homem nenhum, escolho sempre os errados, e no fim apercebo-me que procurei uma figura como o meu pai, ainda que não seja isso que eu quero.

Desculpe o desabafo, mas queria que soubesse que entendo o que a sua filha passa. Desejo-vos o melhor que este mundo vos possa dar e espero que ela cresça feliz e equilibrada. E para si: PARABÉNS por ser uma verdadeira MÃE!. Felicidades.
RF a 8 de Setembro de 2011 às 02:39

Algum tempo já passou desde que escrevi este texto e neste momento, o pai da minha filha é o que sempre foi...uma ausência. Não sei onde está, nem se ainda é vivo. No entanto, a minha filha, graças a Deus é uma menina saudável, uma boa aluna e muito respeitadora e educada. Procurei ajuda profissional para evitar que as situações que viveu, não a marcassem para o futuro como aconteceu consigo. Eu entendo o seu drama e só posso dizer que tem que ter esperança e viver a vida, sem pensar no passado. Eu sei que é fácil falar, mas , amiga, tente...não deixe que os fantasmas do passado , destruam o seu futuro...
E se quiser desabafar, conte comigo...eu entendo a sua dor! Um abraço e muita , muita força , pois é possivel ser feliz e eu tenho a certeza que ainda o vai ser.
marisol2007 a 8 de Outubro de 2012 às 01:34

Os meus olhos encheram-se de lagrimas ao ler esta carta ... pois a minha princésa infelizmente tem um pai , tal e qual a esse . Um pai ausente , inrresponsavel ... egoista ! Ela apenas tem um ano ...estou com muito medo que ela sofra com tudo iisto ...mas vou ser forte e ajuda..la a superar tudo isto . Esta lindissima a carta, muito real ... tudo de bom para voces !! A vida vai recompensar-vos , e mta força .
sd a 17 de Janeiro de 2014 às 01:32

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


mais sobre mim
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO